quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ESTUDO PARTE II - QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

Primeiramente sabemos que o Espírito Santo é o próprio Deus em espírito. Mas precisamos aprender quais suas atribuições e como Ele age para manifestar a presença de Deus em nossas vidas.
Você conhece o Espírito Santo?

Neste quadro você pode contemplar doze características do Espírito Santo como pessoa:
  

Espírito Santo: João 4:24
1
AMA
Romanos 15.30
2
ENTRISTECE-SE
Efésios 4.30
3
TEM VONTADE
I Coríntios 12.11
4
FALA
Atos 8.29
5
CONVIDA
Apocalipse 22.17
6
INTERCEDE
Romanos 8.26,27
7
CONVENCE
João 16.8-11
8
ENSINA
João 14.26
9
ORDENA
Atos 16.6,7
10
NÃO DEVE SER RESISTIDO
Atos 7.51
11
SENTE CIÚMES
Tiago 4.5
12
QUER HABITAR EM NÓS
I Coríntios 3.16

O Espírito Santo de Deus nos ama, se entristece pelos nossos pecados, tem vontade de nos abençoar, fala conosco, convida a estar na Sua presença, intercede por nós, convence dos nossos pecados quando erramos, ensina a vontade do Senhor, ordena sua obra para nossas vidas. Mas não deve ser resistido por nós ao não aceitarmos sua presença, também sente ciúmes no sentido que querer que sejamos totalmente Dele e não do mundo, da carne ou do diabo. O maior desejo do Espírito Santo é habitar em sua Vida! 

VOCÊ TEM O ESPÍRITO SANTO?

“Quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu espírito!” (Números 11.29)



A pergunta deste título está errada (propositalmente). Ninguém pode ‘ter’ o Espírito Santo, mas devemos nos entregar totalmente ao Espírito Santo e pertencer a Ele. Contudo, muitos elaboram esta pergunta deste modo como se apoderassem do Espírito Santo como um bem que lhe desse status religioso. Na criação do universo “Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gênesis 1.2). Durante todo o período do Antigo Testamento, o Espírito Santo se movia apenas sobre os profetas, um de cada vez. Já no tempo da Graça, o dom do Espírito Santo foi derramado sobre toda sua Igreja (Atos 2.33). Cumpriu-se a promessa do derramamento do Espírito sobre jovens, idosos, mulheres, homens, e “até sobre os servos e as servas” (Joel 2.28-30)Alguns homens estavam profetizando no meio do povo de Deus e Josué foi até Moisés reclamar disso pedindo que proibisse. Neste momento que Moisés disse “quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu espírito!” (Números 11.29). Esse é o desejo de todo líder, pastor e também do Senhor, que toda a igreja seja cheia do Espírito Santo.

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO?

Vamos refletir sobre algumas evidências bíblicas de uma pessoa que já foi cheio do Espírito:

1- Aceitar Jesus: I Coríntios 12.3 “ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo”

A obra do arrependimento e conversão é operada pelo Espírito Santo que “convence do pecado” (João 16.8). Então, quando alguém aceita a Jesus como Senhor, já recebe o Espírito em sua vida. Sem o Espírito Santo seria impossível estar na presença de Deus.
Quando Paulo visitou a comunidade de Éfeso pela primeira vez, perguntou se já tinham recebido o Espírito Santo, contudo, embora já tivessem aceitado a Jesus, ainda nem tinham ouvido falar do Espírito Santo. Então Paulo pregou para eles e “impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo” (Atos 19.6)Se você já aceitou Jesus não tenha dúvida de que o Espírito Santo já está em sua vida!
                              
2- Crer na Palavra: Efésios 1.13 “depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”

O fato de crer na Palavra de Deus também é uma obra do Espírito Santo na vida do cristão. A própria Escritura foi inspirada pelo Espírito Santo (II Pedro 1.20,21) e a interpretação da Palavra também é direcionada pelo mesmo Espírito. Na casa de Cornélio, quando Pedro pregou a Palavra para os que ali estavam - “ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra” (Atos 10.44) - é interessante notar que eles receberam o Espírito antes de ser batizados com água (Atos 10.47). Se você crê na Palavra de Deus, o Espírito Santo está em sua vida!

3- Gerar frutos: Gálatas 5.22,23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”

Uma das maiores provas da presença do Espírito Santo em uma pessoa é a sua conduta e maneira de viver cristã. Os frutos mostram quem realmente somos. As obras da carne invalidam a vida espiritual porque contradizem com o ensinamento da Palavra. O fruto do Espírito tem características inconfundíveis e agradáveis. Os dons espirituais também são muito importantes, mas Jesus disse que “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.20). A maturidade espiritual e a plenitude do Espírito na vida cristã são evidenciadas pelos frutos. Então, mesmo uma pessoa carismática, deve viver o que fala na prática. Se você frutifica o Espírito Santo está em sua vida!

 “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito, que somos filhos de Deus” 
(Romanos 8.16)

Saber se alguém tem o Espírito Santo em sua vida é simples, porque o próprio Espírito testifica isso no coração de cada um. Contudo, não somos aptos para julgar a espiritualidade das pessoas. Devemos aprender a discernir tudo espiritualmente, pois “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2.14). Jesus ensinou que devemos pedir o Espírito Santo (Mateus 7.11). Todos devem buscar esta unção para sua vida. Mas não se preocupe com aparências ou dons que mostrem publicamente a presença do Espírito Santo em sua vida. Apenas busque “enchei-vos do espírito” (Efésios 5.18) e Ele te dará o dom que você precisa. 

"Para receber o Espírito Santo você deve aceitar Jesus, crer na Palavra e produzir frutos!"

[Fonte: Esboços de Pregações]



Nenhum comentário:

Postar um comentário