quinta-feira, 9 de outubro de 2014

OS DEZ MANDAMENTOS À LUZ DA BÍBLIA

Se você aprendeu os dez mandamentos de uma forma, mas descobriu que existe outra forma um pouco diferente, entenda o motivo e dê uma avaliada nas Escrituras, para concluir o que é certo ou errado.

Como menciona o quadro acima, os dez mandamentos da primeira coluna, é o que encontramos na Bíblia. Eles foram instituídos desta forma. Já no quadro da segunda coluna, foi a igreja católica que o modificou. Nosso objetivo não é criticá-los e nem dizer se estão certos ou errados, mas explicar o que ocorreu para que as pessoas não fiquem confusas. Muitas pessoas aprenderam os dez mandamentos, na igreja católica, mas não encontraram os mesmo escritos na Bíblia, pois na Bíblia há uma diferença. Isto pode gerar uma confusão na cabeça da pessoa, pois ela pode achar que existem dois tipos de "10 mandamentos", quando só há um.

Quero lembrá-los, de que em Atos 17:11 temos um grande exemplo dado pelos irmãos de Bereia, que recebiam a Palavra dos Apóstolos, mas examinavam as Escrituras para saber se aquilo que lhes era dito era realmente verdade. Devemos ter essa consciência e examinar na Palavra de Deus se aquilo que vemos ou ouvimos está de acordo com ela. Se estiver, fique em paz, senão devemos tomar cuidado para que a Palavra do Senhor não seja anulada ou adulterada.

O que a igreja católica fez?

No lugar de "Não terás outros deuses diante de mim." e "Não farás para ti imagem de escultura..."
Colocou AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

 No lugar de "Lembra-te do dia de sábado para o santificar"
Colocou GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA

Este Mandamento não está em conformidade com a Bíblia, pois, nas tábuas da Lei,o sábado é apresentado e não o Domingo. Quanto as festas, também não se encontram no decálogo

NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
Este Mandamento não corresponde, não está em concordância com o Decálogo apresentado Por Deus a Moisés.

NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
O Mandamento segundo o texto sagrado é "Não Adulterarás"
O que se estende tanto para homens como para mulheres,   como o mandamento está, dá uma impressão de que a mulher pode cobiçar o marido de outra. A Questão não adulterarás também pode se estender a não falsificação (adulteração indevida) de documentos ou produto.

O décimo mandamento "Não cobiçaras a casa do teu próximo, nem a mulher...",na Bíblia é um só. A igreja católica o dividiu em dois mandamentos:
9 - NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10 - NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

No site NPD BRASIL, encontramos uma explicação por parte da igreja católica, de como é visto cada um destes mandamentos. Faça a sua própria análise. (CLIQUE AQUI)

CONCLUSÃO

Devemos SEMPRE respeitar cada pessoa e sua crença, assim como queremos ser respeitados. Não cabe a nós julgar ou condenar ninguém e muito menos dizer com convicção se está certo ou errado. Isto cabe somente a Deus. Mas lembre-se, "RESPEITAR" NÃO É "CONCORDAR" e "expressar a sua opinião" não é "julgar". Estude, pesquise e analise, mas acima de tudo, consulte sempre a Bíblia. Nada que vá contra a Palavra de Deus ou que a distorça, deve ser considerado. Retenha somente aquilo que está de acordo com as Escrituras Sagradas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário