Para enfrentar nosso inimigo, o diabo, Deus nos deu uma armadura. O livro de Efésios 6:14-17 nos fala sobre essa armadura:
"Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.”
Como se pode notar, não falta nada nessa armadura. Ela é completa. De fato, sendo uma armadura de Deus, as partes componentes desta armadura não tem absolutamente nada por acaso. Vamos examinar essa armadura mais detalhadamente.
"Ter a cintura cingida com a verdade"
A primeira instrução referente à armadura de Deus é ter nossas cinturas cingidas com a verdade. Compreender o papel de um cinturão em uma armadura física nos ajudará a compreender o significado de cingir-se com a verdade na armadura de Deus. Militarmente falando o cinturão é explicado por J. M. Freeman1 como segue:
A função então do cinturão era manter o corpo bem firme para o combate. Na Palavra de Deus, a cintura não é nosso corpo físico, mas "os lombos do vosso entendimento" (1 Pedro 1:13). O cinturão que qualifica esta proposta é a verdade e João 17:17 nos diz: a Palavra de Deus é verdade. Em outras palavras, nãos estaremos prontos para o combate, com o cinturão apertado, se não tivermos nosso entendimento “cingido” com a verdade, a Palavra de Deus.
"Ter o corpo vestido com a couraça da justiça"
A segunda parte da armadura é a couraça da justiça. Não se trata de nossa própria justiça, vinda de nossas boas ações. A Palavra de Deus diz que boas ações não nos fazem justos (Romanos 3:28). A justiça que a Palavra de Deus fala aqui é a justiça que recebemos no novo nascimento, quando cremos que “Jesus é o Cristo” (1 João 5:1), isto é, o Messias, o Salvador, o Filho de Deus. É esta justiça dada por Deus que é nossa couraça na armadura de Deus. Assim a função da couraça é proteger o corpo e especialmente o coração, assim também você deve colocar essa couraça – ou seja, contanto que você tenha colocado bem no fundo de seu entendimento que você é justo diante de Deus, independente de obras – você terá seu coração (a parte mais profunda de seu entendimento) guardado de tais coisas como condenação e outros males semelhantes causados pelo diabo que são resultados da ideia de auto-justificação em nossa relação a Deus.
"Ter os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz"
A terceira parte da armadura de Deus é o calçado. Como é de nosso conhecimento, calçado é necessário para facilitar o caminhar. No caso da armadura de Deus, o calçado que devemos calçar é “a prontidão para anunciar o evangelho da paz”. Colocar esse calçado significa que estamos preparados, a qualquer momento, para irmos anunciar o evangelho da paz.
Às vezes é fácil dar a outras coisas prioridade maior do que ao evangelho. Assim, quando Deus nos chama, não escutamos porque nossas mentes estão em “outros compromissos” tais como, trabalho, família, estudos, etc. Deus não diz que você não deve trabalhar ou ter família. Todavia, você deve se assegurar que sua principal preocupação é e continuará sendo os interesses de Deus. Isto não impede que você trabalhe ou estude. O que exige é que você tenha “ouvidos” abertos a Deus para ouvir o que Deus quer de você. Você pode trabalhar ou estudar e ainda assim manter Deus e Sua palavra, e espalhar esta Palavra, o evangelho da paz, como sua primeira preocupação. É dessa maneira que, na armadura de Deus, você terá os pés calçados.
"Sobretudo, embraçar o escudo da fé"
Thureos – Grande escudo retangular usado pelos soldados romanos. Muitas vezes em batalhas esses escudos eram revestidos de camadas de couro ensopado com água para apagar os dardos incendiários.
A quarta parte da armadura é o escudo da fé. Fé significa “Eu creio no que Deus tem dito na Bíblia” ou em uma situação específica, tem dito por meio de Seu Espírito. Abraçar o escudo da fé simplesmente significa acreditar no que Deus disse. Conhecer a palavra não é necessariamente fé. Você pode conhecer toda a Bíblia e ainda assim não acreditar. Contudo, conhecimento é um pré-requisito da fé. Sem conhecimento da palavra em que você vai acreditar? Suas ideias? Religião? Isto não tem valor algum a você. Somente acreditando no que a Palavra de Deus diz você terá proteção igual a que um escudo dá ao guerreiro. A fé em si não é o escudo. O escudo é o objeto de nossa fé. O escudo pode apagar TODOS os dardos do inimigo. Tal fato nos proporciona confiança de que estamos protegidos. Isso quer dizer que nenhum dardo do inimigo irá me acertar?
“Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.” (1 Pedro 1:6-7)
O fogo tanto pode destruir quanto refinar. E Deus é capaz de usar os dardos inflamados do maligno para refinar minha vida. Precisamos meditar nesse texto:
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)
Preciso sempre manter o foco em Deus. Nunca devo deixar que minha luta contra Satanás tome o lugar do meu ministério para com Deus. “Quando me ocupo com a Palavra, o diabo não me pré-ocupa”
OS DARDOS INFLAMADOS
A história de Jó mostra claramente que se o inimigo tiver a oportunidade ele vai matar. A função das flechas incendiárias não é apenas destruir, mas também desviar a atenção, criar o pânico, o pavor.
O ESCUDO
“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” (Gênesis 15:1)
"Usem o capacete da salvação"
Elmo – geralmente de bronze, com proteções para o rosto, revestidos pelo interior com feltro ou esponja. Nada mais leve do que um machado, ou um pesado martelo seria capaz de quebrá-lo.
O alvo de Satanás é a minha mente. Toda batalha é travada na mente humana.
“O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.” (2 Coríntios 11:3)
A estratégia de mentiras do diabo é a mesma desde o pecado original. Satanás sempre tentará levar o ser humano ao engano. A cabeça sempre merece um cuidado especial. E no campo espiritual não é diferente. Se Satanás conseguir controlar minha mente, controlará toda a minha vida. É necessário atenção, se ele não conseguir controlar toda minha mente ficará satisfeito em controlar o que eu permitir. Por isso Paulo diz em Tiago 1:8 que o homem que tem a “mente dividida” é instável em tudo o que faz.
“Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo...” (Atos 5:3)
O inimigo parece ter o poder de infiltrar seus pensamentos na mente humana. E dessa forma ele trabalha sem descansar, até mesmo enquanto estamos dormindo. A palavra hebraica para salvação ou libertação é Yeshuah é a mesma pronúncia de Jesus em hebraico. Jesus é a própria Salvação, só Ele é capaz de proteger a nossa mente.
“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?” (Salmos 27:1)
Como o capacete protege?
A melhor forma de manter os pensamentos de Satanás do lado de fora e manter os pensamentos de cristo do lado de dentro.
“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” (Salmos 119:11)
Encher a mente com a Palavra de Deus é o mesmo que encher a mente com o próprio Jesus. A esperança da Salvação também protege a mente.
“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:8-9)
A salvação é um fato na vida do cristão, mas também é uma esperança. É a esperança de que mesmo que eu esteja sofrendo terríveis ataques do inimigo, mesmo que a luta seja constante, eu não preciso ceder, a salvação é minha, e essa esperança de uma eternidade de paz ao lado de Cristo deve encher a minha mente me protegendo assim de qualquer investida das trevas.
"E a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus "
A última parte da armadura de Deus é uma ofensiva e não é outra senão a “espada do Espírito”. O genitivo aqui usado é o mesmo da origem e significa a “espada que vem do Espírito”, isto é, a espada que vem de Deus que é o próprio Espírito. Esta espada é a palavra de Deus. E conforme Hebreus 4:12 diz: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes”. A palavra de Deus é a melhor arma ofensiva que podemos ter e a única que pode vencer o inimigo.
ORAÇÃO
Não podemos nos esquecer que a oração também é uma das partes mais importantes dessa armadura. Ela não era usada pelos soldados romanos, mas na armadura espiritual de Deus ela é de suma importância.
"Orem no Espírito em TODAS as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em MENTE, estejam ATENTOS PERSEVEREM na ORAÇÃO por todos os santos." (Efésios 6:18)
Conclusão
[JBA - Verdades Bíblicas e Associação Evangelística]
Nenhum comentário:
Postar um comentário