quarta-feira, 7 de maio de 2014

ESTUDOS DA BÍBLIA - REI SALOMÃO



Vamos estudar um pouco a Palavra de Deus?

Hoje vamos falar sobre um homem de Deus conhecido como o mais sábio da Bíblia, o Rei Salomão.


Salomão foi filho de Davi, o grande rei de Israel, com Bate-seba. Após suamorte, foi Salomão quem o sucedeu. A Bíblia conta que, certa noite, Salomão teve um sonho. Sonhou que Deus dizia: “Pede o que queres que Eu te dê.” Salomão, ainda jovem, com prudência admirável, pediu a Deus que lhe desse sabedoria para governar. Diz a Bíblia que Deus agradou-se tanto do pedido que, além de sabedoria, deu a Salomão tudo mais que um homem pode querer: poder, riqueza, inteligência, glória e muitos anos de vida para poder aproveitar tudo isso. Essa foi a resposta de Deus para Salomão:

" Já que você pediu sabedoria para governar o meu povo, e não uma vida longa ou riquezas para si, ou a morte dos seus inimigos, mas entendimento para discernir o que é justo, vou dar o que você me pediu! Vou dar um coração mais sábio e entendido do que o de qualquer outra pessoa nascida antes ou depois de você! E também vou dar o que você não pediu: riquezas e honra." (vs 10-13)

Essa história encontra-se em 1Reis 3.7-28

O nome Salomão ou Shlomô (em hebraico:שלמה), deriva da palavra Shalom, que significa "paz" e tem o significado de "Pacifico". Também chamado de Jedidias (em árabe سليمان Sulayman) pelo profeta Natã, nome que em hebraico significa "Amado de Jeová". (II Samuel 12:24, 25)
Salomão escreveu três livros: Cânticos, Provérbios e Eclesiastes. Essas foram também as três fases da vida dele.Cantares é um livros romântico, mas também é interpretado como o relacionamento entre a noiva (igreja de Cristo) e o noivo (Jesus).Provérbios é um livros de conselhos e sabedoria.Eclesiastes é um livro de perspectiva. Revela a depressão que inevitavelmente resulta da procura da felicidade em coisas mundanas. Este livro dá aos Cristãos a oportunidade de ver o mundo através dos olhos de uma pessoa que, apesar de muito sábio, está tentando encontrar sentido em coisas humanas e temporárias. Quase todas as formas de prazer mundano são exploradas pelo Pregador, e nenhuma delas lhe dá sentido algum.

Quando Davi estava avançado em idade ele ansiava por cumprir uma promessa que não era somente dele, mas também de todo o povo hebreu: Edificar um grande templo dedicado ao deus de Abraão e que ele próprio não pudera construir em virtude das inúmeras guerras com que se ocupou em todos os anos de sua vida. 

- compôs 1.005 cânticos e escreveu 3.000 provérbios (I Re 4.32)
- possuía 1.400 carruagens de guerra, 12 mil cavalos e 4.000 cocheiras (II Cr 1.14 e 9.25)
- recebia cerca de 23 toneladas de ouro por ano em impostos (II Cr 9.13)
- seu trono de marfim ficava no alto de 6 degraus e era cercado por 12 leões de ouro (I Re 10.19)
- seu maior erro: em razão de seus intensos tratados comerciais, manteve um harém com 700 esposas e 300 concubinas (I Re 11.2)
- levou 7 anos para construir o grande Templo que Davi sonhara (I Re 6.38)

A história de Salomão é narrada na Bíblia a partir de 1Reis 1.1 e termina em 1Reis 11-43.

Nenhum comentário:

Postar um comentário