quarta-feira, 7 de maio de 2014

A IMPORTÂNCIA DE LER



CS Lewis disse certa vez: "Lemos para saber que não estamos sozinhos." O que isto significa para mim é que, através de livros, mais do que em qualquer outro meio, posso conversar com as mentes de outras pessoas – posso saber como elas pensam sobre aquilo em que acreditam e que valor tem para elas. E o mais importante, é que eu posso descobrir mais sobre mim mesmo. Há algo envolvente nos livros sobre identificação, afirmação e percepção das contingentes verdades de pensamentos compartilhados por diversos autores onde envolvemos uns com os outros no mesmo pensamento, nas mesmas lutas e sentimos os mesmos desejos.

A leitura é uma importante disciplina cristã. Além disso, o crescimento como um discípulo de Cristo está intimamente ligada à leitura da Bíblia, bem como dignosos livros cristãos que estão espalhados pelo mundo. É por isso que a Igreja Cristã tem defendido a causa da alfabetização. É por isso que os reformadores lutaram pela tradução das Escrituras em línguas vernáculas. É por isso que as editoras estão investindo, e as livrarias distribuindo no mundo.

A leitura também fornece uma janela para o mundo. Rob Lewis Stevenson escreveu: "Não há nenhuma fragata como um livro", Isso significa que os livros podem levá-lo para tempos e lugares que você nunca poderia ir à vida real. Eu posso ler “Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria” e viajar nas capitais brasileiras conhecendo as diversas igrejas que o próprio autor Ciro S. Zibordi descreve. Posso ler “Cristianismo em Crise” e estar nas igrejas dos Estados Unidos ou estar no Colizeu de Roma lendo as “Catacumbas de Roma” e até mesmo se envolver  nas geadas do Canada em “A Cabana” entrando na leitura de uma tal maneira ao ponto de sentir as dores e alegrias que os personagens passam, sem limitar as datas destes livros que são tão distintas entre eles.

Do ponto de vista educativo, os que têm o habito de ler livros com freqüência tem uma pequena porcentagem sobre outras pessoas e obtém uma perspectiva mais ampla da vida - os apaixonados por livros. Por quê? Como os leitores têm a língua superior e habilidades de pensamento. Eles também sabem sobre outras vidas, aquelas que são fora da sua estreita vivência. Eles podem ler um trecho qualquer e perceber grandes detalhes mantendo um sentido de perspectiva maior que os outros, porque eles têm lido o suficiente para expandir as suas mentes para além dos parâmetros de suas próprias vidas.

A perda do conhecimento e respeito pelo livro representa grave perigo para a igreja cristã. A transmissão da verdade cristã está intimamente ligada a pergaminhos, códices e livros ao longo da história da Igreja - uma herança herdada dos judeus, que muitas vezes protegiam os pergaminhos sagrados com suas vidas.


Hubner Braz


Nenhum comentário:

Postar um comentário